Liderança

Não é segredo que o mundo continua mudando à nossa volta em uma velocidade cada vez mais rápida. Podemos optar por tentar ignorar a mudança ou se adaptar a ela e, consequentemente, buscar intensamente as oportunidades que existem em um ambiente de negócios com incertezas, imprevisibilidade e complexidade crescentes. Para tal, o seu escritório de advocacia precisa ter uma estrutura de liderança que seja capaz de entender os sinais do ambiente externo, implantar mudanças em sua gestão interna e, efetivamente, engajar as pessoas. O seu escritório precisa transformar os seus sócios e gerentes em líderes sagazes. Para tal, é necessário criar um novo ambiente organizacional, no qual as tendências narcísicas sejam controladas; os objetivos da empresa estejam acima dos seus interesses pessoais; a administração pelo “bom senso e pela teoria do achismo” seja substituída por métodos modernos de gestão apoiados em fatos, dados e informações e que irão suportar o processo de tomada de decisão; o posicionamento estratégico seja difundido para todos os colaboradores, considerando todas as incertezas e os riscos de um mercado em turbulência; as pessoas certas nas posições certas sejam o principal ativo do negócio; a verdade nua e crua seja cultivada no dia a dia sem mecanismos de defesa individuais ou grupais; e assim por diante. Logo, a posição de líder está reservada apenas àqueles que conseguem administrar apoiados nas temáticas descritas anteriormente e que conhecem a “fórmula secreta” de, simultaneamente, conquistar o coração e a mente das pessoas, energizando, mobilizando e comprometendo a sua força de trabalho com os objetivos e resultados do seu negócio.

grafico_pg-liderancaA nossa abordagem para desenvolvimento dos líderes é composta por três estágios evolutivos, que irão contribuir de maneira significativa para a construção de resultados tangíveis e intangíveis em seu escritório. Em cada uma dessas fases, que apresentam complexidade e desafios diferentes, utilizamos metodologias que irão aumentar a probabilidade de sucesso rumo à transformação dos seus sócios e gerentes em líderes, destacando-se as seguintes abordagens: coaching individual e grupal; análise do papel e responsabilidade organizacional; avaliação das competências do líder; técnicas para o exercício da liderança (reuniões, diálogo franco e aberto com os colaboradores, eventos sociais, dinâmicas de grupo,…); avaliação do estilo de liderança; leitura de artigos e livros; etc.


*Resultados tangíveis: Lucro, aquisição de novos contratos e novos clientes, satisfação dos clientes, satisfação das pessoas…

*Resultados intangíveis: Alinhamento organizacional, engajamento das pessoas, utilização da capacidade criativa do ser humano…